Todos os termos gráficos que você precisa conhecer

295 0

Os materiais gráficos fazem parte da divulgação e identidade de muitas empresas. Muitas vezes, ao realizar a solicitação de uma impressão, você pode se deparar com termos específicos e se confundir – ou até mesmo sair com um material diferente do esperado.

Para evitar problemas e aumentar seu conhecimento, é necessário buscar o significado desses termos gráficos e em quais condições eles se aplicam.

Nesse post, traremos os principais termos utilizados por designers profissionais da área. Confira!

Glossário de termos gráficos

Faça seu material impresso de forma descomplicada na Gráfica DX. Imagem: iStock/Reprodução

CMYK: cyan (ciano), magenta (magenta), yellow (amarelo) e K significa “key color” ou simplesmente “chave”. Na impressão em 4 cores, as placas do ciano, magenta e amarelo são alinhadas com a “placa chave”, que é a preta. Sempre que vamos trabalhar com uma imagem que será impressa (e não apenas usada digitalmente), devemos trabalhar com a escala CMYK.

1×0: Material impresso com sua frente em preto e branco (uma cor) e seu verso sem impressão (zero cores).

1×1: Um produto 1×1 é impresso em preto e branco tanto na frente quanto no verso.

4×0: Material impresso com sua frente em quatro cores (lembra do padrão CMYK ali em cima?), com verso sem impressão.

4×1: Material que tem um dos lados em cor e o lado oposto impresso em preto e branco. Informações, como textos, podem ser inseridas do lado contendo apenas uma cor, por exemplo.

4×4: Indica que o material é colorido em ambos os lados seguindo o padrão CMYK. A maioria dos cartões de visita, por exemplo, são impressos em 4×4, pois contêm informações (arte e texto) nos dois lados do impresso.

A2: Dobro de uma folha A3. Possui 420x595mm.

A3: Dobro de uma folha A4. Possui 297x420mm.

A4: Tamanho de uma folha de sulfite. Possui 210x297mm.

A5: Metade de uma folha sulfite. Possui 148x210mm.

Adobe: Empresa desenvolvedora de softwares gráficos como Photoshop, Illustrator, InDesign e After effects. É líder em seu setor.

Illustrator: O Adobe Illustrator é um software gráfico focado na edição de imagens vetoriais. Essa ferramenta faz parte do pacote Adobe e pode ser utilizada para a criação de ilustrações, logotipos, tipografias e mais.

Photoshop: Adobe Photoshop é o software de imagem digital mais utilizado do mundo, usado por fotógrafosdesignersprofissionais da web e de vídeo. O aplicativo dá a você máximo poder e controle criativo para manipulação e composição de imagens 2D e 3D, edição de vídeo e análise de imagem.

Alinhamento: Forma de organizar objetos em uma tela. O alinhamento pode ser à direta, à esquerda, centralizado, etc.

Arquivo aberto: Arquivo editável e salvo no formato do software em que foi criado ou em um formato editável geral (como EPS, SVG e Etc).

Arquivo fechado: Arquivo salvo para impressão de maneira não editável.

Background: Fundo de uma arte ou layout.

Bitmap/BPM: Traduzido do inglês, quer dizer “mapa de bits”. Os gráficos de bitmap são os tipos mais comuns em imagens digitais.

CorelDraw: Software para o desenvolvimento de imagens vetoriais desenvolvido pela Corel Corporation.

DPI: Do inglês “dots per inch”, significa “pontos por polegada”. É uma forma de medir a resolução de uma imagem. É indicado que uma imagem possua no mínimo 300dpi para impressão, e 72dpi para uso digital.

JPG/JPEG: A extensão JPG é, sem dúvida, a mais popular. Ela é gerada por nossas câmeras digitais ou programas de edição de imagem, e pode ser aberta em quase todos os programas para edição de imagens. Além disso, é o formato padrão para enviar fotografias para redes sociais. A grande característica do JPG é a possibilidade de compressão.

Gramatura: Também conhecida com gramagem, é uma unidade de densidade que considera as gramas por metro quadrado (G/M²) de uma chapa de papel, tecido, fibras e outros. Normalmente, quanto maior a gramatura mais denso e espesso é o material.

Laminação fosca: O efeito é gerado por meio de aplicação de uma película plástica e fosca por cima do material – o que o deixa mais resistente. No entanto só pode ser utilizado em alguns tipos de papel e não é indicado para fazer anotações a caneta, lápis e etc.

Linhas guia: Linhas utilizadas em softwares gráficos para servir como referência de alinhamento.

Logo: Símbolo que representa uma marca.

Logotipo: Logo que possui um suporte de texto.

Logomarca: Termo errado para descrever Logotipo ou Logo. O erro se deve a ambiguidade, Logos vem do grego e significa “significado. Marca vem do alemão Marka que possui o mesmo significado de “logo”, sendo assim, logomarca significaria “significado do significado.

Marca de corte: Linhas utilizadas em softwares gráficos para delimitar onde o layout será cortado após impresso.

Pantone:  São cores prontas(sem misturas) que têm como característica terem nenhuma ou praticamente nenhuma variação independente da onde são impressas . A escala Pantone é um sistema de cor mundial que utiliza códigos para representar as cores.

PDF: Portable Document Format, a sigla PDF significa Formato de documento Portátil, e refere-se a um formato de arquivo utilizado para exibir e compartilhar documentos de maneira compatível, livremente de softwares, hardware ou sistema operacional.

PDF/X-1a:  versão do PDF mais utilizada pela indústria gráfica.

Pixel: São definidos como pequenos quadrados, de diferentes cores que, uma vez juntos, formam uma imagem.

PNG: Do inglês “Portable Network Graphics”. É uma extensão que permite salvar imagens bitmap com uma boa resolução e baixa compressão. Diferencia-se por permitir transparências ou camada alpha.

Relevo: Como o próprio nome diz, esse tipo de enobrecimento deixa a área em que foi aplicado sobreposta ao impresso, realçando-a.

Rasterização: Conversão de imagens vetoriais em bitmap.

Refile: Acabamento de um produto gráfico impresso após ser cortado nas marcas de corte.

Resolução: Nível de qualidade de uma imagem. Geralmente é medida em DPIs.

RGB: A sigla reúne as iniciais das cores vermelho (red), verde (green) e azul (blue). Trata-se de um sistema de cores gerado por alguma tela (luz dos pixels) utilizado para produzir arquivos com finalidades digitais. Como ele é transmitido pela luz, não é possível ser utilizado para impressão.

Sangria: Linha que marca a sobra existente em um arquivo gráfico. Tem o intuito de evitar que haja um espaço em branco nas bordas do produto e auxilia em casos do corte não estar alinhado.

Tipografia: termo gráfico que refere-se ao estudo da interação entre as letras (tipos).

Tratamento de imagem: Correção de detalhes como tamanho, cor, luminosidade e textura em uma imagem por meio de um software gráfico.

Vetor: Elemento produzido em softwares gráficos. Em vez de ser integrado por pixels, é composto por cálculos matemáticos e pode ser aumentado infinitamente. É uma imagem gráfica formada por pontos que consomem menos memória de um dispositivo e gera arquivos mais leves.

Vernização: É o processo de aplicação de verniz sobre a superfície do papel. Pode ser utilizado em todo impresso ou em áreas pontuais (verniz local) para dar destaque.

Agora que você está com o conhecimento de termos gráficos turbinado, já está pronto para fazer seu pedido no site da Gráfica DX. Acesse e escolha os produtos que necessita para o seu negócio!

Deixe um comentário